quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Introdução


Nosso grupo fez este blog para mostrar para vocês o desenvolvimento do nosso projeto. O nosso projeto é sobre o consumismo um dos problemas mais sérios da sociedade hoje em dia .


Eu coloquei aqui , o texto feito pela Marina , que explica de forma simples este problema.
Consumismo
Consumismo é um tema que a humanidade deveria se preocupar. O tema é tão importante, que é tratado e estudado por todo o mundo, mas ao mesmo tempo, é deixado de lado pela maioria. Muita gente geralmente chama o outro de consumista sem nem saber o significado da palavra.
O consumismo é o ato de consumir produtos e/ou serviços sem necessidade ou consciência, ou seja, sem ter noção se aquela coisa que está consumindo faz mal ao meio ambiente ou é prejudicial à saúde. Estudos dizem que o consumismo é a grande razão para o capitalismo e é rotulada pela sociedade moderna como “a sociedade de consumo”, pela população mundial atual depender excessivamente desse fenômeno.
Mas o que leva tantas pessoas a consumirem produtos, os conhecerem antes de irem comprá-los? Tudo indica o marketing: propagandas e publicidade oferecendo o produto e convencendo o consumidor de que é aquilo que ele precisa. Esse ato de consumir descontroladamente e compulsivamente tem a ver com princípios emocionais, financeiros e principalmente psicológicos.
A pessoa se sente bem ao fazer compras, então não é totalmente errado. Certo? No começo pode até ser, mas isso causa compulsão em gastar dinheiro, principalmente entre as mulheres, processos de alienação, se torna um comprador compulsivo (que, segundo psiquiatras, tenta completar uma espécie de “vazio” em sua vida e acha que atinge seu objetivo consumindo) e a exploração no trabalho.
A humanidade não está só preocupada com os consumistas, mas também e principalmente com o ambiente. Esse ato provoca o aumento do desperdício, conseqüentemente do lixo, que faz com que exista uma poluição cada vez maior e, quanto mais a população consome, mais natureza será desgastada para produção de matérias primas. É ai que entram as soluções, normalmente não praticadas pela população, o consumo verde (consumir pensando sustentavelmente) e não consumir o que não é necessário, coisa que é praticamente impossível, pois normalmente as pessoas compram o que não precisam.
E com este projeto queremos fazer com que as pessoas pensem sobre o consumismo, que vem sendo um dos mais graves problemas na sociedade.

E também tem este video que - apesar de ser meio longo - também dá uma boa ideia do tamanho deste problema. 



O nome do video é : The story of Stuff .
Espero que gostem do Blog e do nosso projeto .
Beijos Mariana.

Um comentário:

  1. Gostaria de saber se eu posso pegar essa introdução para um trabalho de escola?

    ResponderExcluir